Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Programa Nacional para a Coesão Territorial promete reabrir serviços no interior

Foi ontem aprovado em Conselho de Ministros o Programa Nacional para a Coesão Territorial. São 164 medidas com impacto nas áreas da investigação, turismo, educação, agricultura, saúde eou justiça entre outros sectores.
Helena Freitas a coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior salienta que este é um programa pioneiro por juntar pela primeira vez todos os ministérios num plano que se propõe desenvolver o interior.

Promover a igualdade de acesso de serviços públicos será uma das prioridades, porque, de acordo com Helena Freitas, a “retirada de serviços públicos do território contribuiu de forma inequívoca e grave para o abandono dos territórios, esse modelo não funcionou” portanto “cabe ao estado perceber como deve regredir essa situação e garantir o acesso em igualdade de serviços públicos”.

Dando como exemplos, a já anunciada reabertura de tribunais e o apoio à vinda de médicos para zonas onde há carência desses profissionais.

Incentivos fiscais à fixação de empresas e à contratação em territórios de baixa densidade são aspectos também destacados.

“Há estímulos que visam apoiar as empresas na contratação de desempregados prolongando no tempo e majorando a contratação e incentivo em sede de IRC e majoração dos fundos comunitários”, refere.

Na área da educação, estão previstas a criação de redes de investigação sobre ecossistemas específicos e apoio à investigação que leve ao desenvolvimento de competências em agricultura de precisão e a criação de uma rede de experimentação agro-industrial que envolva as oito escolas agrárias, entre elas a de Bragança.

Outra das mudanças deverá ser a diferenciação para o interior a nível da constituição de turmas no ensino obrigatório.

“Com o Ministério da Educação vamos avaliar a possibilidade de termos turmas com outra dimensão, não necessariamente o número mínimo que está previsto para territórios de baixa densidade”, destaca.

O programa ontem aprovado vai ser reavaliado de 6 em 6 meses.

Dentro de 3 meses será lançada a agenda para o interior, com oito iniciativas previstas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário