Nasceu no Mogadouro a 29 de Agosto de 1847; filho de Cláudio José Fernandes, escrivão de direito, e de D. Teresa de Jesus. Concluídos os estudos preparatórios no Liceu Nacional de Bragança e o curso de teologia no Seminário de Braga, fez ainda exame de subdiácono, mas desistiu da recepção das ordens sacras, dedicando-se ao ensino livre em sua casa particular e no Colégio do Espírito Santo, em Braga, onde faleceu a 5 de Janeiro de 1926.
Escreveu:
Horas de Saudosas Meditações com aprovação do Ex.mo e Rev.mo Sr. Arcebispo Primaz oferecidas e dedicadas a Nossa Senhora do Caminho que se venera na vila de Mogadouro. Braga. Sem indicar ano de impressão. 16.° (?) de 52 págs., compreendendo prosa e versos em honra da Virgem, donde respira a funda piedade do autor. Também sabemos ser deste autor uma folha avulsa de mimosas quadras, assinadas por «Um mogadourense», epigrafadas Louvores a Nossa Senhora do Caminho (Agosto de 1903).
Dicionário das instituições, usos e costumes dos romanos à face de muitas e variadas frases para interpretação dos autores latinos. Braga, 1904. 8.° O Franco-Mação da Virgem. Tradução. 2.ª edição, Braga, 1904. Com gravuras. 8.° de 192 págs. com sete fotogravuras.
Selecta da Juventude dividida em três partes precedidas respectivamente de noções de sintaxe e versificação estilística e géneros de composição literária para uso dos que estudam português e literatura. Braga, 1905. 8.° pequeno de 508 págs.
A Doutrina Cristã e Princípios de Moral ensinados às crianças. Braga, 1906. 8.° pequeno de 63 págs. Foi aprovada oficialmente para uso das escolas primárias.
Selecta das Crianças coleccionada por..., etc. Braga, 1903. 8.° de 2 (inumeradas)-335 págs. mais 64 de poesias, 1 de erratas e 5 de índice.
Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário