Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de novembro de 2016

António José Fernandes de Carvalho

Nasceu no Mogadouro a 29 de Agosto de 1847; filho de Cláudio José Fernandes, escrivão de direito, e de D. Teresa de Jesus. Concluídos os estudos preparatórios no Liceu Nacional de Bragança e o curso de teologia no Seminário de Braga, fez ainda exame de subdiácono, mas desistiu da recepção das ordens sacras, dedicando-se ao ensino livre em sua casa particular e no Colégio do Espírito Santo, em Braga, onde faleceu a 5 de Janeiro de 1926.
Escreveu:
Horas de Saudosas Meditações com aprovação do Ex.mo e Rev.mo Sr. Arcebispo Primaz oferecidas e dedicadas a Nossa Senhora do Caminho que se venera na vila de Mogadouro. Braga. Sem indicar ano de impressão. 16.° (?) de 52 págs., compreendendo prosa e versos em honra da Virgem, donde respira a funda piedade do autor. Também sabemos ser deste autor uma folha avulsa de mimosas quadras, assinadas por «Um mogadourense», epigrafadas Louvores a Nossa Senhora do Caminho (Agosto de 1903).
Dicionário das instituições, usos e costumes dos romanos à face de muitas e variadas frases para interpretação dos autores latinos. Braga, 1904. 8.° O Franco-Mação da Virgem. Tradução. 2.ª edição, Braga, 1904. Com gravuras. 8.° de 192 págs. com sete fotogravuras.
Selecta da Juventude dividida em três partes precedidas respectivamente de noções de sintaxe e versificação estilística e géneros de composição literária para uso dos que estudam português e literatura. Braga, 1905. 8.° pequeno de 508 págs.
A Doutrina Cristã e Princípios de Moral ensinados às crianças. Braga, 1906. 8.° pequeno de 63 págs. Foi aprovada oficialmente para uso das escolas primárias.
Selecta das Crianças coleccionada por..., etc. Braga, 1903. 8.° de 2 (inumeradas)-335 págs. mais 64 de poesias, 1 de erratas e 5 de índice.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário