terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cooperativa de Lavradores Norte e Centro interessada em armazenar castanha em edifício junto ao Hospital de Bragança

A Cooperativa de Lavradores Norte e Centro, uma Organização de Produtores de frutos de casca rija, criada no início de 2015 e reconhecida em Outubro do ano passado, mantém o interesse em utilizar as instalações da Cooperativa da Batata de Semente, junto ao Hospital de Bragança, para armazenar castanhas.
A Cooperativa da Batata de Semente, que actualmente se encontra inactiva, já cedeu as instalações nos últimos meses à nova organização, mas “é necessário autorização do Ministério da Agricultura, o dono dos terrenos, para que o contrato seja alterado, o que já foi pedido”, revelou Armando Pacheco, responsável da cooperativa.  

A cooperativa usa para já espaços alugados, em Bragança para armazenar as castanhas. O ano passado foram comercializados através do agrupamento 200 quilos, este ano esperam chegar às 500 toneladas de castanhas recolhidas junto dos associados que chegam já a 300, um número que pode vir a crescer devido aos benefícios deste tipo de organização dos produtores.

 No que diz respeito à amêndoa também comercializada através da organização de produtores, foram recolhidos em 2015 cerca de 300 toneladas, mas apesar dos hectares de amendoal estarem a crescer, não se espera um número tão elevado este ano, já que se regista uma quebra na produção.

A organização de produtores é sediada em Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta e tem ainda associados nos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real e também de Braga.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário