Entre 2011 e 2015, os concelhos do interior do país foram aqueles que apresentaram uma estrutura demográfica mais envelhecida. De entre eles, o concelho de Vinhais surge como um dos cinco municípios a nível nacional em que a população com mais de 65 anos representa aproximadamente 40 % da população.
Américo Pereira, autarca de Vinhais e presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes descarta responsabilidades das autarquias nesta matéria que, considera, até há bem pouco tempo tinham como tarefa quase exclusiva a satisfação das necessidades básicas das populações.
Para Américo Pereira, o paradigma mudou e uma das soluções, defende, é a aposta nos produtos endógenos, na sua transformação e comercialização.
“Surge agora um outro paradigma, o que é que as autarquias podem fazer pelo desenvolvimento económico do país e criação de riqueza e emprego”, refere.
Também no concelho de Vimioso, se confirma a perda de população, que em 2014 se cifrava em 4363, o que representa uma perda de 5,4% em relação aos censos de 2011.
Jorge Fidalgo, presidente da câmara municipal de Vimioso, faz uma leitura deste processo de desertificação.
“O envelhecimento da população é o problema mais grave dos nossos territórios, onde tanto dinheiro e investimento se fez em infraestruturas”,
Vários são os concelhos da região do nordeste que têm implantado algumas medidas de incentivo da natalidade e de fixação de pessoas e empresas. Vimioso é um deles, apesar de Jorge Fidalgo reconhecer que estas medidas têm um impacto limitado.
Vinhais, Vimioso, Alfândega da Fé e Mogadouro registam um decréscimo da população na casa dos 5%, acima da média dos concelhos de Trás-os-Montes, situada nos 3,9 %.
Escrito por Brigantia.
Hélder Pereira
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário