Segurança, muitas culturas e uma cidade acolhedora. É assim que muitos classificam o IPB e Bragança. Inês Jabeur é Tunisina. Está a começar o segundo ano em Bragança. Começa-o com o coração cheio... arranjou namorado! "Sim, é de Bragança. Damo-nos bem, a família é fantástica, ele é muito gentil. Não tenho problemas".
Afonso de Sousa
Identidades e vidas que se cruzam num Instituto que vai, "mundo fora" em busca de estudantes. "Começamos por ter um ou dois alunos de um país e sabemos que, quase inevitavelmente, no ano seguinte temos um crescimento exponencial. Chamam-se uns aos outros. Sentem a segurança de que se os outros vieram é porque havia alguma identidade", diz Anabela Martins, pró-reitora responsável pelo gabinete de imagem e do estudante.
Este ano deverão estar ali cerca de 1600 alunos estrangeiros. A região transforma-se num "campus" atrativo, conclui Sobrinho Teixeira, presidente do IPB. "Normalmente os estudantes costumam ver qual é a relação da qualidade de vida, do custo de vida e nós temos uma relação e nós temos uma relação ótima entre os dois parâmetros e uma região que é muito segura. Em toda a minha atividade de internacionalização nunca me perguntaram onde ficava Lisboa."
"Mundo Novo" é uma Grande Reportagem de Afonso de Sousa e Joaquim Dias que vai para o ar depois do noticiário das 20h.
Afonso de Sousa
TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário