Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Azimute entregou material ortopédico a instituições e particulares resultante da angariação de tampas de plástico

A Azimute entregou, na passada sexta-feira, diverso material ortopédico, no valor de cerca de 1800 euros a instituições e a uma pessoa com mobilidade reduzida. Há 10 anos que a Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente, sediada em Portela, no concelho de Bragança, começou a promover a campanha “Já deste muitas tampas?” transformando tampas de plástico em cadeiras de rodas, andarilhos, camas, colchões e outro tipo de material ortopédico.
O presidente da Azimute, João Cameira, salienta o envolvimento da população nesta campanha que, nos últimos anos, inclui também a entrega de garrafas. “ Isto é um trabalho de muita gente, desde anónimos a crianças das escolas, porque tampa a tampa e garrafa a garrafa conseguiram juntar este material todo, foi de facto muita gente de vários pontos do distrito”, salienta.

Em 2016 foram entregues à associação 3 toneladas de tampas e garrafas de plástico, que se converteram numa oferta de 7 cadeiras de rodas, 3 andarilhos fixos e 4 pares de canadianas. Este material foi entregue na passada sexta-feira, no Mercado Municipal de Bragança, onde é armazenado o material recolhido ao longo do ano.

Uma das instituições beneficiadas foi a ASCUDT, em Bragança, que foi contemplada com uma cadeira de rodas. O vice-presidente da instituição, Raúl Freire, sabe bem a diferença que uma cadeira de rodas pode fazer, já que também utiliza uma todos os dias. Lamenta, no entanto, que em Bragança, ainda haja muitos entraves à deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. “A cidade ainda não está adaptada, de forma ideal, para quem anda de cadeira de rodas, há muitas barreiras e degraus que não permitem que uma pessoa com limitações ande só”, considera Raúl Freire.

Foram também beneficiados por esta campanha, o Centro Social e Paroquial de Rebordãos, as delegações da Cruz Vermelha de Bragança e Vinhais e uma farmácia de Vimioso.  

Desde 2006, já foi adquirido e entregue material ortopédico no valor de cerca de 14 mil euros, resultante da entrega de quase 25 toneladas de tampas.

A campanha “Já deste muitas tampas?” conta com o apoio do Município de Bragança e da empresa Resíduos do Nordeste, que há cerca de um ano e meio é responsável pela logística da iniciativa.

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário