O presidente da Azimute, João Cameira, salienta o envolvimento da população nesta campanha que, nos últimos anos, inclui também a entrega de garrafas. “ Isto é um trabalho de muita gente, desde anónimos a crianças das escolas, porque tampa a tampa e garrafa a garrafa conseguiram juntar este material todo, foi de facto muita gente de vários pontos do distrito”, salienta.
Em 2016 foram entregues à associação 3 toneladas de tampas e garrafas de plástico, que se converteram numa oferta de 7 cadeiras de rodas, 3 andarilhos fixos e 4 pares de canadianas. Este material foi entregue na passada sexta-feira, no Mercado Municipal de Bragança, onde é armazenado o material recolhido ao longo do ano.
Uma das instituições beneficiadas foi a ASCUDT, em Bragança, que foi contemplada com uma cadeira de rodas. O vice-presidente da instituição, Raúl Freire, sabe bem a diferença que uma cadeira de rodas pode fazer, já que também utiliza uma todos os dias. Lamenta, no entanto, que em Bragança, ainda haja muitos entraves à deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. “A cidade ainda não está adaptada, de forma ideal, para quem anda de cadeira de rodas, há muitas barreiras e degraus que não permitem que uma pessoa com limitações ande só”, considera Raúl Freire.
Foram também beneficiados por esta campanha, o Centro Social e Paroquial de Rebordãos, as delegações da Cruz Vermelha de Bragança e Vinhais e uma farmácia de Vimioso.
Desde 2006, já foi adquirido e entregue material ortopédico no valor de cerca de 14 mil euros, resultante da entrega de quase 25 toneladas de tampas.
A campanha “Já deste muitas tampas?” conta com o apoio do Município de Bragança e da empresa Resíduos do Nordeste, que há cerca de um ano e meio é responsável pela logística da iniciativa.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário