Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Miranda do Douro comemora o centenário de António Maria Mourinho

Comemora-se este ano o centenário de António Maria Mourinho, o maior embaixador da cultura mirandesa.
Com um vasto percurso e trabalho como difusor das terras e gentes de Miranda do Douro, iniciou a sua trajectória profissional em 1941 quando terminou o seminário em Bragança e trabalhou até ao final da sua vida em 1996.
Júlio Meirinhos, ex-autarca de Miranda e responsável pela candidatura do Mirandês a língua oficial, privou com António Maria Mourinho e fala um pouco sobre o homem e a obra. “É uma coluna verdadeira da afirmação e da divulgação da língua mirandesa. Quando nós fomos responsáveis pela câmara convidei-o a mostrar tudo o que ele tivesse em mirandês seria imediatamente publicado, e assim aconteceu”, conta. 
O ex-autarca salienta a luta de António Maria Mourinho para que o mirandês fosse reconhecido como segunda língua oficial de Portugal, o que, no entanto, aconteceu posteriormente à sua morte. Júlio Meirinhos afirma que “ é graças ao Padre Mourinho que nos cinco continentes a língua e cultura mirandeses se espalharam.”
Outro testemunho da vasta obra e riqueza cultural que deixou é o sobrinho António Rodrigues Mourinho.
O historiador e ex-director do Museu Terra de Miranda salienta o que considera ser o grande contributo de António Maria Mourinho para a criação e difusão da cultura Mirandesa. O sobrinho do Padre Mourinho vai mais longe quanto ao contributo do seu tio para a cultura mirandesa, “pode dizer-se que ele lançou os fundamentos da cultura mirandesa ou continuou aquele edifício que começou com o alicerce do professor Leite Vasconcelos. Quanto ao Mirandês, escreveu à maneira dele com uma sinalética própria para a pronúncia. A obra Nôssa Alma i Nôssa Tíêrra pode ser considerada a epopeia Mirandesa que ele escreveu em 1961.”
Para prestar homenagem a António Maria Mourinho, foi preparado um programa de comemorações do seu centenário, que se iniciou em Janeiro deste ano e se prolonga até Setembro. Durante este período são várias as iniciativas que promovem a valorização da cultura mirandesa e recordam o trabalho e a memória de António Maria Mourinho. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário