Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

“Teodósio, o Menino Guerreiro” novo livro de Alexandre Parafita

A história real de um menino-herói que acompanhou D. Sebastião na Batalha de Alcácer Quibir, onde ficou cativo, é contada às crianças no novo livro de Alexandre Parafita. Chama-se “Teodósio, o Menino Guerreiro”, é publicado pelas edições Livro Directo e tem ilustrações de José Pedro Costa.
O lançamento desta obra vai ter lugar na próxima sexta-feira (dia 10 de fevereiro), a partir das 9h30, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, em Vila Pouca de Aguiar, num evento organizado pelo Agrupamento de Escolas do concelho. A apresentação será feita por Assunção Anes Morais.

Trata-se de uma forma diferente e inovadora de contar a História de Portugal às crianças. De um modo geral, tem-se verificado que os factos da nossa história lhes vêm sendo transmitidos numa visão demasiado “adulta”, o que leva as crianças e os jovens a demonstrarem notório desinteresse pela História de Portugal.

Esta obra e a colecção em que se insere (A[ni]mar a História) procuram contrariar essa tendência. A partir do desempenho de pequenos heróis, de existência real, com os quais as crianças se possam identificar, são narrados alguns pedaços importantes da história de Portugal.

É o caso de Teodósio, que mais tarde foi duque de Bragança e pai do futuro rei D. João IV, mas que com apenas 10 anos de idade foi obrigado a acompanhar D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, onde foi ferido e ficou cativo. Não se trata apenas de uma boa história para crianças, mas é também uma forma lúdica de narrar um dos episódios mais marcantes da história de Portugal.

Alexandre Parafita é autor de uma vasta bibliografia em especial nos domínios dos estudos do património cultural e da literatura infantojuvenil, sendo que grande parte da sua obra está adotada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

António Pereira
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário