O arquitecto Vassalo Rosa, responsável pelo projecto da catedral de Bragança, foi homenageado pelo seu contributo para a criação de um dos mais emblemáticos edifícios da cidade.
Esta homenagem foi promovida pela Diocese de Bragança-Miranda, e o bispo D. José Cordeiro salientou a irreverência da obra e destacou a importância desta celebração.
“Esta é uma igreja única, não é imitação de nenhuma, respeita as características desta cidade e desta diocese e sobretudo é uma igreja aberta”, afirmou.
Uma obra pela qual Bragança esperou mais de 200 anos. Na década de 60 houve um projecto que não avançou por impedimento do Estado. Nesse plano a catedral iria ficar localizada na praça cavaleiro de Ferreira, onde actualmente está sedeado o Teatro Municipal.
Mais tarde o arquitecto Vassalo Rosa e a sua equipa decidiram, criar um plano para uma cidade e igreja renovadas, modernas e abertas, foi assim que surgiu a catedral como hoje a conhecemos. O arquitecto confessa que o local onde se situa sempre foi a sua preferência pessoal.
“O outro sítio está mais ligado à cidade antiga, este já está muito mais ligado à cidade nova, na zona de charneira e por outro lado dava muita importância ao espaço exterior”, sustentou.
A catedral de Bragança foi a primeira a ser concluída no séc. XXI, em território português. Um projecto pensado para ser enriquecido por outros artistas e ser aberto a toda a sua envolvência.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário