Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de março de 2017

Diocese homenageia arquitecto da catedral de Bragança

O arquitecto Vassalo Rosa, responsável pelo projecto da catedral de Bragança, foi homenageado pelo seu contributo para a criação de um dos mais emblemáticos edifícios da cidade.
Esta homenagem foi promovida pela Diocese de Bragança-Miranda, e o bispo D. José Cordeiro salientou a irreverência da obra e destacou a importância desta celebração.

“Esta é uma igreja única, não é imitação de nenhuma, respeita as características desta cidade e desta diocese e sobretudo é uma igreja aberta”, afirmou.

Uma obra pela qual Bragança esperou mais de 200 anos. Na década de 60 houve um projecto que não avançou por impedimento do Estado. Nesse plano a catedral iria ficar localizada na praça cavaleiro de Ferreira, onde actualmente está sedeado o Teatro Municipal.

Mais tarde o arquitecto Vassalo Rosa e a sua equipa decidiram, criar um plano para uma cidade e igreja renovadas, modernas e abertas, foi assim que surgiu a catedral como hoje a conhecemos. O arquitecto confessa que o local onde se situa sempre foi a sua preferência pessoal.

“O outro sítio está mais ligado à cidade antiga, este já está muito mais ligado à cidade nova, na zona de charneira e por outro lado dava muita importância ao espaço exterior”, sustentou.

A catedral de Bragança foi a primeira a ser concluída no séc. XXI, em território português. Um projecto pensado para ser enriquecido por outros artistas e ser aberto a toda a sua envolvência. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário