Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Estão a ser procuradas soluções para o problema dos cães abandonados em Bragança

Com o aproximar da época de Verão é cada vez mais frequente encontrar cães abandonados a circular livremente pelas ruas de Bragança.
Para Ana Oliveira, da Amica – uma associação de defesa dos animais, criada há seis anos em Bragança, a aposta deve ser hoje na esterilização e entrega para adopção destes animais."Só assim vamos conseguir diminuir o número de animais abandonados na rua" , assim como encontrar famílias de adopção para os animais abandonados, desviando-os da rota do canil, que até Agosto do próximo ano ainda é um canil de abate.

Só em 2016, a Amica retirou das ruas cerca de 100 animais, que depois de esterilizados foram entregues a famílias de adopção.

O protocolo existente entre a Amica e o Instituto Politécnico de Bragança PB tem sido importante para retirar os animais da rua e desviá-los da rota do canil intermunicipal de Vimioso, que ainda é um canil de abate.

Só no ano passado a Amica conseguiu esterilizar e dar para adopção cerca de 100 animais: "protocolado com o IPB conseguimos fazer a esterilização desses animais, porque os alunos têm aulas onde fazem essas mesmas esterilizações, sempre acompanhados pelos médicos veterinários. E em vez de esterilizarem animais que têm donos e que, provavelmente, têm os meios para o fazer, esterilizam esses animais que retiramos das ruas", sublinhou.

Ainda assim, o espaço cedido pelo IPB apenas permite a coexistência de quatro animais em simultâneo, o que é manifestamente insuficiente.
Ana Oliveira diz que só o recurso a famílias de acolhimento temporário tem permitido recolher tantos animais.

Entretanto, a Amica encontra-se, neste momento, a estudar uma candidatura ao Orçamento Participativo da autarquia, com o projecto da construção de um parque para cães.

Outra das pretensões dos activistas dos direitos dos animais, na região, é também a construção de um canil de proximidade em Bragança, que facilite a recolha dos animais e a sua adopção por parte de famílias de acolhimento. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário