O rio Tua na cidade de Mirandela está por estes dias verde... A situação está a ser acompanhada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR que já fizeram recolhas de amostras de água para detectar a origem da alteração da coloração do curso de água.
O director Regional da APA, Pimenta Machado, explicou à Brigantia que esta situação pode estar relacionada com o baixo caudal e as altas temperaturas, que favorecem o aparecimento de algas.
“Verificamos numa primeira avaliação que há ali um crescimento de algas, que tem duas causas evidentes, por um lado os reduzidos efluentes, o rio tem um baixo caudal, combinado com o aumento de temperaturas que favorece o crescimento de algas”, destacou.
Para já não há indícios de descargas poluentes no rio, mas a hipótese está a ser investigada, garante o responsável da Agência Portuguesa de Ambiente.
“Não temos indicação (de nenhuma descarga), estamos a percorrer todo o rio e a analisar em particular as fontes poluidoras, fontes potenciais que possam fazer alguma descarga não controlada, vamos aguardar que o laboratório tenha resultados para a partir daí perceber qual a dimensão do problema as origens para tomarmos medidas”, destacou.
Entretanto o Bloco de Esquerda já alertou também, através de comunicado, para esta situação que suspeita ter origem numa descarga poluente. O partido anunciou que vai “questionar o Ministério do Ambiente através do seu grupo parlamentar e fará todas as diligências para apurar responsabilidades”.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário