Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de setembro de 2017

APA e SEPNA investigam causas da mudança de cor no rio Tua

O rio Tua na cidade de Mirandela está por estes dias verde... A situação está a ser acompanhada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo SEPNA -  Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR que já fizeram recolhas de amostras de água para detectar a origem da alteração da coloração do curso de água.
O director Regional da APA, Pimenta Machado, explicou à Brigantia que esta situação pode estar relacionada com o baixo caudal e as altas temperaturas, que favorecem o aparecimento de algas.

“Verificamos numa primeira avaliação que há ali um crescimento de algas, que tem duas causas evidentes, por um lado os reduzidos efluentes, o rio tem um baixo caudal, combinado com o aumento de temperaturas que favorece o crescimento de algas”, destacou.

Para já não há indícios de descargas poluentes no rio, mas a hipótese está a ser investigada, garante o responsável da Agência Portuguesa de Ambiente.

“Não temos indicação (de nenhuma descarga), estamos a percorrer todo o rio e a analisar em particular as fontes poluidoras, fontes potenciais que possam fazer alguma descarga não controlada, vamos aguardar que o laboratório tenha resultados para a partir daí perceber qual a dimensão do problema as origens para tomarmos medidas”, destacou.

Entretanto o Bloco de Esquerda já alertou também, através de comunicado, para esta situação que suspeita ter origem numa descarga poluente. O partido anunciou que vai “questionar o Ministério do Ambiente através do seu grupo parlamentar e fará todas as diligências para apurar responsabilidades”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário