Depois da vespa asiática ter sido detectada em Valpaços, o concelho de Macedo de Cavaleiros, um dos maiores produtores de mel do nordeste transmontano, decidiu antecipar-se na chegada e combate da praga.
Pedro Mascarenhas, vice-presidente, da câmara de Macedo diz que está a ser elaborado um plano de combate que será posto em prática em 2018, uma colaboração do município, com os bombeiros e associação de apicultores “A seita da abelha”.
“Cabe à câmara municipal de alguma forma antecipar a chegada da vespa asiática, ainda não temos conhecimento de situações no nosso concelho, mas sabemos que a vespa asiática já está o concelho de Valpaços, supôs que possa chegar ao concelho de Macedo de Cavaleiros daqui a um ano ou dois”, antecipa.
O plano tipifica as responsabilidades, procedimentos e tarefas bem como garantir a salvaguarda do sector apícola e agrícola, a segurança dos munícipes e minimizar impactos negativos no ecossistema. A vespa é conhecida como uma agressiva predadora mas Pedro Mascarenhas garante que não é caso para alarme.
“Em Macedo há uma grande produção de mel e para além de danos às abelhas, pode
Com a vespa asiática já a afectar colmeias no distrito de Vila Real e a trazer quebras para a produção de mel, o maior produtor do distrito de Bragança está já a prevenir uma possível invasão da praga.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário