quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Vila Flor apoia a natalidade

No concelho de Vila Flor quem tiver 1 ou dois filhos vai receber 1500 euros, quem tiver 3 ou mais filhos vai receber 2500 euros.
À semelhança de Freixo de Espada à cinta, Vimioso ou Vinhais… também Vila Flor vai dar apoios à natalidade, que podem ir até 2500 euros.

Fernando Barros, o presidente do município, diz que este é um dos apoios sociais que a câmara promove para incentivar as famílias a manterem-se no concelho

"Temos vários apoios sociais, nós inclusivamente temos, este ano o apoio que consiste em devolver às famílias o IRS em 5%, portanto na totalidade. Nós temos apoios sociais variadíssimos: o IMI é o mais baixo possível; temos os transportes e as refeições gratuitos desde sempre; o apoio dos livros até ao 9º ano. Há vários, isto virados para as famílias e para as camadas jovens", refere o presidente do Município de Vila Flor.

Casais com 1 ou dois filhos recebem 1500 euros e a partir do terceiro filho o apoio é de 2500 euros.  Contudo, o valor é dividido em duas parcelas sendo uma parte entregue em dinheiro e outra em bens materiais para a criança, alimentação ou saúde mediante o número de filhos

"O primeiro e o segundo filhos apoiamos em 1500 euros, e portanto nós temos aqui a garantia que a criança vai receber este apoio. Isto não é uma atitude de desconfiança. É um contrato que nós fazemos no fundo e para que não haja efectivamente desconfiança. A pior coisa que podia acontecer nesta medida, é nós sabermos que a família ao receber a totalidade do dinheiro, não o aplicava no novo ser. E isso para nós é muito importante, é sempre um apoio à família e ao bébé. Quem tem 3 filhos ou mais vai receber 60 % em dinheiro e os 40% em bens". explica em que consiste a medida.

Fernando Barros está à espera da aprovação do regulamento e espera que possam ser contempladas todas as crianças nascidas desde o inicio de 2018. O autarca acrescenta ainda que esta é mais uma medida social que pode contribuir para o aumento da natalidade e rejuvenescimento do concelho mas que o objectivo é poder apoiar os casais que escolhem o fixar-se no concelho.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário