Algoso, no concelho de Vimioso, comemorou anteontem o sábado de aleluia, celebrações tradicionais a que juntou um mercado medieval.
A ideia foi aliar o religioso e o profano, como explica a presidente da União de Freguesias de Algoso, campo de víboras e Uva, Cristina Miguel Rodrigues.
“A tradição é ir ao castelo e desde o ano passado havia a cerimónia religiosa na igreja, a aspersão do povo e a bênção da água, este ano quisemos dar mais solenidade ao acto e associamos à parte religiosa um Mercado Medieval, temos um castelo medieval, a aldeia tem um património histórico riquíssimo”, destacou.
Durante o dia houve animação musical e de rua, um encenação teatral da Lenda do Crocodilo do castelo de Algoso, para além de passeios de charrete e jogos tradicionais.
Os cerca de 40 expositores que participaram no primeiro mercado medieval de Algoso fazem um balanço positivo da iniciativa. Joana Martins, que vive em Duas Igrejas, Miranda do Douro, faz produtos de cosmética natural com plantas locais.
“O que eu faço vai ao encontro do que estavam a pedir na feira, cremes, bálsamos pomadas para dores musculares, tinturas e champôs. Está a correr bem, abrange tanto homens como mulheres, como produtos para crianças, as pessoas interessam-se em comprar”, explicou.
Algoso celebrou a Páscoa com a tradição religiosa aliada ao profano, que terminou com uma procissão até ao castelo e um espectáculo de luz e cor no monumento do século XII.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário