O Grupo Desportivo de Bragança vai hoje a votos mas a lista A, liderada por Batista Jerónimo, vai impugnar as eleições. A decisão foi anunciada numa carta aberta, dirigida ao presidente da mesa da assembleia geral do clube, face às ilegalidades apontadas pelo candidato na admissão dos cerca de 500 novos sócios e durante todo o processo da campanha eleitoral.
No documento a lista de A anuncia que “o acto eleitoral será impugnado judicialmente” e equaciona também a “apresentação de uma queixa-crime” no Ministério Público “pela eventual prática de crimes na actuação do Presidente da Assembleia-Geral e dos membros da Comissão Eleitoral”.
Esta é a decisão da lista A depois de ter reunido, na passada segunda-feira, com a Comissão Eleitoral, onde apresentou um documento com várias queixas relativas à forma como foram admitidos novos sócios.
Nesse documento é referido que, após a leitura da Acta 3/2018 da direcção, “é impossível verificar a identidade das pessoas, se houve pagamento de valores, como sendo a joia e a quota do mês”.
Está escrito também que se trata de situações que “não passam de artimanhas eleitorais” e que “podem consubstanciar a prática de ilegalidades e crimes”.
Batista Jerónimo informou que após a reunião de segunda-feira, a comissão eleitoral ficou de analisar o documento e emitir um parecer sobre o mesmo esta quarta-feira. No entanto, não foi dada qualquer resposta em tempo útil o que levou a lista A a enviar uma carta aberta ao presidente da mesa da assembleia-geral do GDB.
Neste novo documento, emitido ontem, a lista A aponta, novamente, as supostas ilegalidades e que “as eleições no Grupo Desportivo de Bragança não foram regularmente convocadas” por considerar que “o processo eleitoral não está a respeitar o procedimento previsto no Regulamento Eleitoral do clube no que respeita à convocatória, à apresentação de listas, ao prazo para a campanha eleitoral e ao prazo para a afixação dos cadernos eleitorais”.
No final do documento é pedido ao presidente da mesa da assembleia-geral para reconsiderar a realização das eleições de forma a “verificar as listas, os cadernos eleitorais para que as eleições se realizem na legalidade”.
Batista Jerónimo concorre com Milton Roque, que lidera a lista B.
Milton Roque demarca-se de toda a polémica e aponta para “um caminho transparente”.
As eleições do GDB realizam-se esta quinta-feira, no Auditório Paulo Quintela, entre as 18h00 e as 22h00.
Escrito por Brigantia
Susana Madureira
Sem comentários:
Enviar um comentário