terça-feira, 8 de maio de 2018

Press Trips "vende" o melhor de Bragança a jornalistas

O projecto "Mais Bragança" realizou este fim-de-semana a segunda e última visita de jornalistas especializados em turismo. A relação entre a paisagem, a gente genuína no trato próximo e a modernidade que a cidade Bragança apresenta, constituiu uma surpresa agradável para a maioria da cerca de dezena de jornalistas nacionais e estrangeiros que participaram na segunda edição das "Press Trips" integradas no projecto "Mais Bragança", promovido pela Associação Comercial de Bragança.
Depois da primeira visita no passado mês de Março ter trazido cerca de 15 jornalistas ao concelho de Bragança em que foi privilegiada a paisagem e a gastronomia, esta edição propôs ir para lá do óbvio. Estes jornalistas, que propõem o melhor de cada lugar através das suas reportagens, foram guiados até Pinela para conhecerem a última cantareira, a propósito das origens da feira das Cantarinhas, passaram por Rio de Onor, onde António Sá, fotógrafo paisagista que colabora com o National Geographic, serviu de guia e onde foi possível aprender com os habitantes locais saberes ancestrais desta aldeia raiana.
Mas Bragança é muito mais do que paisagem. Os repórteres seguiram do estado puro da natureza que a nossa região oferece, para a modernidade em que a cidade tem apostado nos últimos anos. O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Centro de Fotografia George Dussaud, a rota pelas instalações de arte urbana que integram as pinturas de grandes dimensões em paredes edifícios, acabaram por surpreender estes visitantes, que não esperavam ver possível esta relação tão equilibrada entre o tradicional e contemporâneo.
Para contribuir para uma visita completa, os sabores mais representativos desta zona, foram apresentados à mesa de vários restaurantes de referência durante os três dias que durou a "Press Trip", fazendo justiça à fama que caracteriza esta região, a de sermos fartos de pratos de qualidade.
Para a organização, este é o melhor caminho para dar a conhecer o melhor da nossa terra a outras territórios mais distantes que podem trazer-nos mais turistas. Anabela Anjos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança considera esta uma aposta ganha.

Maj Permiem, Dinamarca- European Travelling Magazine
“O autêntico, nós levamos para a Dinamarca o Portugal autêntico. Nós estivemos a viajar nos últimos 5 meses pela Itália, nós estivemos em Palermo, Roma, e enquanto que na Itália eles perderam parte desta autenticidade, vocês mantiveram-na em Bragança. Vocês tem aqui uma natureza espectacular e este centro histórico, então eu penso que é por isso que as pessoas devem visitar, porque vocês tem essa autenticidade que outras partes de Portugal podem ter perdido.”

Rute Figueredo, Sapo Viagens
“O que eu levo desta viagem em especial é o aspecto humano, foi extremamente interessante. Nós tivemos contacto com os locais, principalmente em rio de Onor onde conhecemos o Sr. Mariano que nos levou à sua casa, explicou-nos a história da terra.”

Jose Manuel Garcia, Espanha
“Avalio as duas visitas de forma diferente, tendo em conta que na primeira visita incidiu mais no parque Natural de Montesinho, que coincidiu com a Brama dos veados, um espectáculo. Naquele momento conquistou-me a paisagem. Nesta visita tudo foi mais próximo, o contacto com os guias, com as pessoas e tomei consciência que neste projecto "Mais Bragança" notei que sabe vender bem a cidade e isso, creio que é fundamental.” 

Escrito por Brigantia
Foto: ACISB

Sem comentários:

Enviar um comentário