Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Assembleia Municipal de Vinhais apresenta moção para o traçado do IP2

A Assembleia Municipal de Vinhais aprovou por unanimidade, uma moção relativa ao traçado do IP2, que está por terminar.
Na moção aprovada é defendido que o trajecto a ser implementado seja realizado pelo concelho de Vinhais, até Moimenta, partindo de Macedo de Cavaleiros, uma vez que se encontra actualmente sem qualquer ligação internacional. O presidente do Município de Vinhais, Luís Fernandes considera que esta estrada é fundamental para o concelho, mas também para a região.

“Entendemos que esta ligação do IP2 por Macedo de Cavaleiros, Vinhais Moimenta é fundamental para Vinhais, mas também para a região. Tendo em atenção o contexto da A52 que está relativamente perto da fronteira e também a estação do AVE na A Gudiña, que vai ter uma estação principal nesta região”, evidenciou Luís Fernandes.

A proposta de ligação a Espanha apresenta uma visão estratégica de desenvolvimento refere o autarca, conectando A Gudiña, à  A52 e à estação do AVE, em Portas de Galiza, também na Gudiña.

“Vai trazer mais benefícios para a região. Não estamos contra nenhuma ligação por Bragança, nem está isso em questão. Consideramos que esta ligação é prioritária e deve ser feita. Se forem feitas estas duas ligações melhor. É mais uma ligação com Espanha fundamental” disse o autarca de Vinhais.

Um assunto antigo é a Nacional 103, que liga Vinhais a Bragança. Luís Fernandes destaca que a sua requalificação é uma questão de justiça.

“A ligação da Nacional 103 Vinhais-Bragança é uma prioridade e dentro da própria CIM Terras de Trás-os-Montes é aquela que aparece como prioritária, assim como a ligação de Vimioso, porque é uma questão de necessidade e de justiça. Vinhais e Vimioso ficaram prejudicados. Esta é a prioridade, assim como a finalização do IP2. Estas duas vias são as mais estruturantes, não reivindicamos muito”, confessa Luís Fernandes.

Um dos argumentos salientados na Assembleia Municipal de Vinhais é existirem 4 acessos a Espanha pelo Nordeste Transmontano, em eixos principais e que cerca de três quartos da região ficam sem qualquer ligação a Espanha.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário