Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Verbas dos fundos comunitários destinados ao interior ainda não estão esgotadas

Há espaço para que as empresas do interior possam a vir contratualizar mais ajudas da União Europeia ao desenvolvimento das empresas.
Jorge Nunes, vogal executivo do Programa Operacional Norte 2020, afirma que não foi esgotado o dinheiro de fundos disponível para o interior. O Programa Regional Norte teve avisos de candidaturas destinados em exclusivo aos territórios de baixa densidade e apesar de, segundo Jorge Nunes, a região transmontana ter conseguido captar muitos fundos, as empresas podem ainda conseguir mais ajudas da União Europeia: 
“A região tem tido um bom desempenho a nível de captação de fundos comunitários públicos e privados. 
Os fundos captados agora são superiores ao peso da economia no contexto da região ou da população norte. As empresas têm estado atentas e tido uma atitude activa e com vontade de progredir a economia. 
Da parte do Programa Regional Norte há preocupação de ajudar os territórios, mais frágeis em termos económicos e têm sido abertos avisos com dotações financeiras significativas e que não foram esgotados”, referiu Jorge Nunes. 
O ex-presidente da câmara de Bragança entende ainda que para o desenvolvimento da região é necessária uma visão estratégica para o futuro, que implica medidas do Estado: “Há medidas de política nacional que têm de ser tomadas para ajudar a região a acelerar o seu processo de desenvolvimento e combater a situação de despovoamento intenso. Para isso não chega ter boa vontade na região é preciso ter medidas de política nacional. Já falei no regime jurídico de interioridade, na desconcentração de serviços da administração central para o interior e num pacote de medidas fiscais às empresas e aos cidadãos”, concluiu o vogal do Programa Operacional Norte 2020. 
Jorge Nunes considera fundamental que haja uma alteração de política de alocação de apoios da união europeia ao interior da região e que cada região deveria ter um pacote financeiro e decidir onde o gastar. 
Quanto às empresas, o Governo anunciou que vai criar um programa de candidaturas de 1.700 milhões de euros para apoiar o investimento empresarial no interior, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário