Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Jorge Gomes questiona combate à vespa-das-galhas do castanheiro

O deputado do PS na Assembleia da República, Jorge Gomes, questionou o Ministro da Agricultura sobre quais os procedimentos que a tutela está a tomar para combater a vespa-das-galhas do castanheiro.
Jorge Gomes destaca que é necessário uma definição prática do Ministério. "A única coisa que eu pergunto é ter um ponto de situação actualizado e saber quais são os procedimentos que o Governo vai ter para ver se conseguimos, dentro de um espaço que seja razoável, extinguir, se é que é possível extinguir, mas que haja uma definição por parte do ministério da agricultura", disse.

São já 64 concelhos afectados com a praga, com um forte impacto ecológico, ambiental e económico. No distrito de Bragança, a produção tem um peso significativo mas é necessário tomar medidas. "Sabemos por parte do senhor ministro quais são os procedimentos que o ministério está a ter para o combate e extinção da vespa-das-galhas do castanheiro bem como procedimentos que se sucedem para ajudar os agricultores. Precisamos ter conhecimento concreto do que vai acontecer", explicou.

O parlamentar eleito pelo círculo de Bragança, recorda que as medidas preconizadas no Plano de Acção Nacional para o Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro “não tiveram ainda o êxito esperado” e por isso é necessário uma resposta pratica que tenha em conta os agricultores. "Agora também temos a outra parte que é a parte do produtor que está um pouco perdido e queremos ver se através desta pergunta ajudamos o ministério na divulgação das acções que vai haver e do procedimento que os agricultores devem ter e também nós, enquanto Assembleia da República, ficarmos esclarecidos sobre o ponto de situação actual", esclareceu.

A vespa das Galhas do Castanheiro foi detectada em Portugal em 2014. A praga “ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, levando à diminuição do crescimento dos ramos, impede a frutificação, conduzindo ao declínio e morte das plantas.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário