Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Voluntários belgas melhoram Parque Natural Montesinho

Uma centena de escuteiros belgas passam este mês por seis aldeias da área protegida para acções de voluntariado e apoio às comunidades
O Parque Natural de Montesinho recebe este mês de Julho cerca de 100 voluntários através do Serviço de Voluntariado Internacional, sediado em Bruxelas. Os escuteiros belgas estão distribuídos por seis aldeias e Vinhais.

Na primeira quinzena cerca de 70 jovens estiveram nas localidades de França, Gimonde e Caravela, no concelho de Bragança, e Gestosa, no de Vinhais, onde se dedicaram à reconstrução de moinhos comunitários, a pinturas de igrejas, lavadouros, cemitérios e fontes, e a actividades de conservação da natureza, tais como limpeza e manutenção de caminhos, de percursos pedestres, de floresta e de linhas de água.

Gilles Coppens veio pela primeira vez a Portugal. “Foi uma experiência muito fixe Ficamos na aldeia de Gimonde e os habitantes são fantásticos, muito acolhedores”, afirmou.

Sylvain Borrey esteve em Caravela também pela primeira vez a fazer voluntariado em Portugal. “Soube deste projecto através do meu primo que já cá tinha estado há uns anos e que me falou muito bem do projecto. Fomos muito bem acolhidos pelas pessoas da aldeia, trabalhámos na igreja e a reconstruir um moinho, fomos vendo a evolução, e é muito benéfico para nós elaborar um projecto como este”, afirmou o jovem.

A repetir a participação no projecto está Adrien Castiglione. Já tinha estado no parque há 6 anos e agora, que é chefe nos escuteiros, escolheu trazer o seu grupo até à aldeia de França. “Desta vez limpámos o rio e pintámos alguns edifícios da aldeia. As pessoas são simpáticas e parecem gostar da nossa presença, deram-nos prendas e t-shirts para agradecer pelo nosso trabalho”, contou.

Susana Abrantes, do Gabinete de Valorização de Áreas Classificadas e Comunicação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, acredita que as tarefas desta centena de voluntários não resolvem todos os problemas destes territórios mas “ajudam muito”. “Para estas pessoas é uma mais-valia, porque para além de apoiarem na recuperação de infra-estruturas comunitárias e ajudarem na conservação da natureza, dinamizam as aldeias, mesmo um pouco o comércio, e há um intercâmbio cultural entre a população e os próprios voluntários, vão com um conhecimento mais rico e deixam um pouco do conhecimento deles”, defendeu.

Este Projecto de Voluntariado já é desenvolvido neste Parque Natural há 20 anos e já recebeu até hoje 1133 voluntários, de países como a Bélgica, Espanha, França e Holanda.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário