quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Governo quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas

O Governo quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas que vão decorrer em 2021.
Fomos ouvir a reacção política de Telmo Afonso, coordenador distrital da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias. 
O também presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, de Bragança, referiu que nenhum representante das freguesias do distrito manifestou interesse em ser desagregada, até ao momento. "Em 2013 foram feitas as uniões de freguesia e neste momento, que eu saiba, não temos conhecimento da intenção de alguma das freguesias do distrito de Bragança que queira ser desagregada. Sabemos dessa intenção, a nível nacional de algumas freguesias, mesmo isso foi manifestado no congresso nacional da ANAFRE. O senhor ministro, na altura, prometeu, nesse congresso, que nesta legislatura iria ser feita essa intenção, portanto ainda estamos a tempo", explicou.

O autarca defende que as freguesias necessitam é de mais competências. "É verdade que a união das freguesias, feita em 2013, em alguns sítios não foi feita da melhor forma. Estamos sempre a tempo de corrigir, basta que haja essa intenção a nível governativo. As freguesias, neste momento, precisam é de mais competências directamente vindas do estado. Neste momento é um dos pontos em que se tem estado a trabalhar a nível da ANAFRE", disse.

Para já o que foi adiantado é que a proposta de lei não reverte directamente a fusão feita em 2013, mas dá aos autarcas poder para desagregarem as respectivas freguesias. O assunto vai ser levado ao Parlamento, a partir de 15 de Setembro.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário