Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Governo quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas

O Governo quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas que vão decorrer em 2021.
Fomos ouvir a reacção política de Telmo Afonso, coordenador distrital da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias. 
O também presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, de Bragança, referiu que nenhum representante das freguesias do distrito manifestou interesse em ser desagregada, até ao momento. "Em 2013 foram feitas as uniões de freguesia e neste momento, que eu saiba, não temos conhecimento da intenção de alguma das freguesias do distrito de Bragança que queira ser desagregada. Sabemos dessa intenção, a nível nacional de algumas freguesias, mesmo isso foi manifestado no congresso nacional da ANAFRE. O senhor ministro, na altura, prometeu, nesse congresso, que nesta legislatura iria ser feita essa intenção, portanto ainda estamos a tempo", explicou.

O autarca defende que as freguesias necessitam é de mais competências. "É verdade que a união das freguesias, feita em 2013, em alguns sítios não foi feita da melhor forma. Estamos sempre a tempo de corrigir, basta que haja essa intenção a nível governativo. As freguesias, neste momento, precisam é de mais competências directamente vindas do estado. Neste momento é um dos pontos em que se tem estado a trabalhar a nível da ANAFRE", disse.

Para já o que foi adiantado é que a proposta de lei não reverte directamente a fusão feita em 2013, mas dá aos autarcas poder para desagregarem as respectivas freguesias. O assunto vai ser levado ao Parlamento, a partir de 15 de Setembro.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário