Conhecer e proteger os rios e ribeiras é o desafio lançado pelo projecto “Por este rio acima: Património Natural e Água” que surge no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
Ivone Fachada, directora do Centro Ciência Viva de Bragança, entidade parceira do projecto, garante que há uma sensibilidade maior para estas questões. "Os rios sempre fizeram parte do quotidiano das pessoas. Eram utilizados, infelizmente, para umas péssimas práticas ambientais. Antigamente, era local de despejo de esgotos mas, actualmente e com o avanço do conhecimento científico e da compreensão dos ecossistemas para a manutenção da fauna, da flora, da qualidade da água, acho que é muito importante valorizarmos e recuperarmos para que os rios sejam cada vez menos antropogénicos e cada vez mais naturais".
Estão previstas sete iniciativas associadas que vão promover o conhecimento e protecção de rios e ribeiras através de percursos interpretativos, tertúlias e acções de identificação de biodiversidade.
E por falar em rios, apesar de ainda não se enquadrar neste projecto, amanhã, o centro vai promover o "Conhecer para melhorar: qualidade do rio Fervença". "O Centro Ciência Viva adoptou um troço do Rio Fervença no âmbito do projecto rios, que é um projecto ibérico, onde as instituições ou grupos organizados de pessoas podem adoptar um troço do rio e fazer uma monitorização. Vamos olhar para o rio, aprender a ler o ecossistema, conhecer as plantas, as aves, os macroinvertebrados, etc, e depois vai acabar com uma análise clínica da água", explicou Ivone Fachada.
O Centro Ciência Viva a dinamizar e ressalvar o papel que a qualidade da água desempenha no equilíbrio dos ecossistemas.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Foto: momentoseolhares.blogs.sapo.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário