SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também... (Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Conhecer o “Cristo em majestade” e o Castelo de Ansiães
Tem nome de castelo, mas é verdadeiramente uma antiga vila medieval habitada até 1734, altura em que do Castelo de Ansiães a sede do concelho é transferida para Carrazeda de Ansiães. No castelo temos duas linhas de muralhas, a lembrar que a fronteira não estava assim tão distante, fortificadas por torreões, 5 portas de acesso e duas igrejas, com destaque para uma das jóias do românico português, a igreja de São Salvador de Ansiães com a iconografia do “Cristo em majestade” no tímpano da porta principal. Este é um dos pontos do circuito do Castelo e do Douro que a edilidade local promove aos sábados e domingos mediante marcação prévia.
Sem comentários:
Enviar um comentário