sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Falta de inspectores sanitários nos matadouros da região preocupa CIM Terras de Trás-os-Montes

A falta de inspectores sanitários nos matadouros da região está a preocupar os presidentes dos municípios da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, por entenderem que está a criar alguns constrangimentos nas unidades existentes na região.
Mesmo depois do último concurso para contratação de novos inspectores, a maior parte das vagas ficou por preencher. 

O problema foi já apresentado ao ministro da Agricultura, como adiantou o presidente da CIM, Artur Nunes. "Na prática precisávamos de oito inspectores sanitários. Abriram concurso para quatro e apenas um ficou aqui na nossa região. Temos cinco matadouros portanto precisávamos de, no mínimo, quatro. para satisfazer também as necessidades que temos aqui no território. Neste sentido, aquilo que reivindicamos é a necessidade, cada vez mais, de termos aqui estes inspectores sanitários para todo este território".

Os autarcas desta CIM pediram ainda ao ministro um reforço do plano de combate à vespa da galha do castanheiro na região. "O senhor ministro também se mostrou muito aberto a esta questão. Temos aqui um plano porque tem havido aqui algumas acções pela parte do IPB, nomeadamente do centro de competências dos frutos secos, que é o professor Albino Bento que tem feito este trabalho de largadas e que têm tido poucos resultados. No fundo têm que se encontrar aqui algumas soluções e há uma proposta que vai ser apresentada publicamente sobre as soluções para esta matéria", explicou ainda Artur Nunes.

Na reunião com o ministro da agricultura os 9 autarcas conseguiram ainda a garantia de financiamento para o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário