Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Igreja Matriz de Sambade é o oitavo palco dos Dias do Património
Nos dias 28 e 29 de Setembro, Alfândega da Fé recebe os Dias do Património a Norte. A Igreja Matriz de Sambade foi o local escolhido pela Direção Regional de Cultura do Norte, para encerrar o ciclo de oito dias de celebração da cultura e do património. O programa inclui visitas guiadas, animação, gastronomia e um concerto de Rui Massena na igreja que será palco de cultura viva.
A ação desenrola-se à volta de um dos ícones patrimoniais do concelho: a Igreja Matriz de Sambade. Visitas guiadas e interactivas, degustação de produtos típicos e muitas conversas à volta da cultura e do património locais são a proposta da Direção Regional de Cultura do Norte para terminar o ciclo de programação cultural levada a cabo na região Norte, que desde abril já envolveu mais de 300 participantes. Os Dias do Património já passaram por Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança e Mogadouro e terminam agora em Alfândega da Fé.
O dia 28 é dedicado à comunidade escolar. Mas ao iniciar o dia 29, pelas 10h30, acolhem-se as famílias numa visita-jogo, desafiando-as a conhecer a história deste monumento de mapa na mão e de ouvido atento às pistas que se desvendam. Solucionados os enigmas, o convite é para assistir, e participar, numa peça de teatro que nos faz refletir acerca do valor da água e da preservação dos recursos naturais.
Inicia-se a tarde com uma visita orientada por quem aqui reside e relembra as memórias das gerações que vivenciaram este monumento. E é com este conhecimento do património vivido que nos sentamos para uma conversa sobre como se decide, e se vive, a cultura de um lugar. Abrem-se as portas e o Chef Marco Gomes dá a provar iguarias inspiradas nos sabores das terras de pastorícia. Ao findar da tarde, são as gentes de Sambade e de Alfândega da Fé que reclamam o palco e erguem as vozes num concerto do qual são cocriadoras.
A comemoração última da riqueza patrimonial da região norte, agendada para as 21h30, é dirigida pela mão de Rui Massena, num concerto de piano que se tornará ímpar para a plateia privilegiada que se reúna na intimidade da Igreja.
O Ciclo Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Alfândega da Fé convida todos/as a participarem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário