Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Igreja Matriz de Sambade é o oitavo palco dos Dias do Património



Nos dias 28 e 29 de Setembro, Alfândega da Fé recebe os Dias do Património a Norte. A Igreja Matriz de Sambade foi o local escolhido pela Direção Regional de Cultura do Norte, para encerrar o ciclo de oito dias de celebração da cultura e do património. O programa inclui visitas guiadas, animação, gastronomia e um concerto de Rui Massena na igreja que será palco de cultura viva.
A ação desenrola-se à volta de um dos ícones patrimoniais do concelho: a Igreja Matriz de Sambade. Visitas guiadas e interactivas, degustação de produtos típicos e muitas conversas à volta da cultura e do património locais são a proposta da Direção Regional de Cultura do Norte para terminar o ciclo de programação cultural levada a cabo na região Norte, que desde abril já envolveu mais de 300 participantes. Os Dias do Património já passaram por Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança e Mogadouro e terminam agora em Alfândega da Fé.

O dia 28 é dedicado à comunidade escolar. Mas ao iniciar o dia 29, pelas 10h30, acolhem-se as famílias numa visita-jogo, desafiando-as a conhecer a história deste monumento de mapa na mão e de ouvido atento às pistas que se desvendam. Solucionados os enigmas, o convite é para assistir, e participar, numa peça de teatro que nos faz refletir acerca do valor da água e da preservação dos recursos naturais.

Inicia-se a tarde com uma visita orientada por quem aqui reside e relembra as memórias das gerações que vivenciaram este monumento. E é com este conhecimento do património vivido que nos sentamos para uma conversa sobre como se decide, e se vive, a cultura de um lugar. Abrem-se as portas e o Chef Marco Gomes dá a provar iguarias inspiradas nos sabores das terras de pastorícia. Ao findar da tarde, são as gentes de Sambade e de Alfândega da Fé que reclamam o palco e erguem as vozes num concerto do qual são cocriadoras.

A comemoração última da riqueza patrimonial da região norte, agendada para as 21h30, é dirigida pela mão de Rui Massena, num concerto de piano que se tornará ímpar para a plateia privilegiada que se reúna na intimidade da Igreja.

O Ciclo Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Alfândega da Fé convida todos/as a participarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário