O Instituto Politécnico de Bragança tem dois novos mestrados. "Empreendedorismo e inovação" e "Inovação em Processos e Produtos".
São duas formações em áreas tecnológicas para valorizar o conhecimento científico na económica da região, num modelo inovador baseado em novas estratégicas pedagógicas, explica Orlando Rodrigues, presidente do IPB. "é uma mudança que estamos aqui a imprimir, é um ensino completamente diferente, não vai ter professores clássicos, nem disciplinas clássicas, não vai ter configurações de sala como estamos habituados porque entendemos que estamos em tempos novos. A sociedade evoluiu de tal maneira que o acesso à informação faz-se de maneira completamente diferente, o mercado exige profissionais completamente diferentes, sobretudo que sejam criativos e inovadores e temos que fazer alguma coisa.
As instituições têm que mudar, têm que fazer alguma coisa e nós temos sido uma instituição inovadora e pioneira em diversos domínios e queremos marcar a dianteira neste, queremos ser uma instituição pioneira e inovadora no ensino que tem de ser feito, sobretudo em Portugal",
Um dos objectivos é estreitar as ligações com empresas da região, até porque os cursos vão decorrer no BrigantiaEcoPark, no seio de empresas ligadas a estes sectores. "Isto só se faz com uma forte ligação às empresas e as instituições da região, portanto esse aspecto é fundamental. Precisamos das empresas connosco e precisamos que as empresas sintam que podem tirar valor desta relação. foi com esse sinal e pretendendo criar esse ambiente com as empresas que vamos fazer isto no BrigantiaEcopark, num seio de empresas, onde estão empresas inovadoras e criativas".
Estes novos mestrados estão destinados a 60 alunos, num projecto inovador em cooperação com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, Finlândia.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Sem comentários:
Enviar um comentário