Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Qualidade da maçã é das melhores de sempre

Um ano de boa safra de maçã, em termos de qualidade e quantidade, é o que esperam os produtores de Carrazeda de Ansiães, que já estão a começar a apanha deste fruto, uma imagem de marca deste concelho. 
O presidente da câmara, João Gonçalves, revelou que se prevê uma produção a rondar as 24 mil toneladas, "o que é significativo" para os 800 hectares de pomares existentes. "O montante de negócio anual já anda pelos cinco milhões de euros", realçou o autarca, na abertura da Feira da Maçã e do Vinho, na passada sexta-feira.

O frio intenso no início do ciclo de produção fez alguma mossa na floração, mas a quebra de 10% na quantidade média anual "não é significativa e a excelente qualidade compensa", notou José Martins, técnico da Frucar, a maior empresa de comércio de frutas no concelho, que labora anualmente ente cerca de seis mil toneladas de maçã comercializada fresca, sobretudo, para o mercado nacional e espanhol. A maçã Golden continua a ser a aposta dos agricultores, ocupando a maioria dos 250 hectares de pomares dos associados da empresa, "porque existem boas condições de solo e clima para esta variedade", referiu José Martins.

O presidente da câmara indicou que há muitos jovens a entrar na atividade e que a área plantada "quase que duplicou" nos últimos anos, o que dá garantias de que esta cultura vai continuar no futuro. A Frucar tem registado o aumento do número de sócios, uma vez que muitos jovens estão a entrar na actividade. "Alguns são filhos de sócios que estão  a dar continuidade ao trabalho dos pais", acrescentou o técnico da empresa.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário