terça-feira, 11 de setembro de 2018

São João de Arribas recebe terceira campanha de escavações arqueológicas

O Castro de São João de Arribas, próximo de Aldeia Nova, concelho de Miranda do Douro está a ser alvo de uma campanha de escavações arqueológicas. Esta é a terceira campanha e conta com a ajuda de uma equipa de voluntários de estudantes universitários.
Mónica Salgado é uma das arqueólogas coordenadoras do projecto e refere que estão a ser encontradas algumas peças

“Sim, estamos a encontrar, sobretudo, peças de cerâmica, alguns metais e moedas. O campo está a decorrer bem e os voluntários estão a gostar. Estamos a encontrar estruturas auto-medievais, algumas sigillatas da época romana e a recolher alguns dados. Vamos tentar que haja algum espaço em Aldeia Nova onde as peças possam ficam expostas para quem visita o local. E mesmo aqui, no local, vamos deixar algumas estruturas visíveis com painéis explicativos. No entanto, este projecto é para um futuro longínquo de três a quatro anos. Isto porque consideramos que o património é de todos mas sobretudo das pessoas que habitam os lugares”, contou Mónica Salgado.

O projecto de investigação plurianual é realizado através de operações de baixo impacto e procura encontrar indícios de ocupação romana.

“As escavações são para tentar compreender a ocupação humana do local. Segundo os historiadores tem uma ocupação romana e da idade do ferro. Estamos a identificar estruturas auto medievais entre o século V até ao séc. IX depois de Cristo e algumas estruturas de época romana, pós-imperial, até ao séc. IV e V, tudo muito tardio”, acrescentou a arqueóloga.

As primeiras escavações começaram em 2016 e a terceira campanha de prospecção vai decorrer até ao 15 de Setembro. O castro de S. João das Arribas está classificado como monumento nacional desde 1910 e situa-se no Parque Natural do Douro Internacional. 

Conhece AQUI o projeto.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário