quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Actividade conjunta entre várias instituições para valorizar as capacidades dos mais idosos

Foi na praceta do Centro Cultural Adriano Moreira em Bragança que aconteceu ontem, uma actividade que promoveu a interacção, convívio e aprendizagem, valorizando os saberes e capacidades dos mais idosos.
Ontem, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Idoso, a Rede Europeia Anti- Pobreza, do núcleo distrital de Bragança promoveu um encontro entre os utentes de 11 instituições numa actividade conjunta. O objectivo é valorizar a coesão social, como explica Ivone Florêncio, técnica da EAPN: “uma das actividades pensadas foi celebrar o dia internacional do Idoso que se comemorou no dia 1 de Outubro, mas não foi assinalado porque todas as instituições tinham uma actividade. Então, decidimos fazer hoje, no dia 3 de Outubro. O nosso principal objectivo é desenvolver o conhecimento mútuo, a aprendizagem, o relacionamento intergeracional, desenvolvendo sentimentos de cooperação, entre estes diferentes públicos, tendo em conta que são idosos, crianças e deficientes”.  

Estimular a autonomia dos mais velhos, através de iniciativas como a leitura: “a actividade vai consistir ena realização de ateliers interactivos e pedagógicos em que um deles será o de leitura, que será dinamizado por idosos. Eles vão contar uma história, ou um conto para os outros e para as crianças, estimulando assim, a sua autonomia e as suas cognições, sentindo-se úteis e importantes”, acrescentou a técnica da EAPN.

Também houve tempo para pinturas faciais, de murais, danças, jogos tradicionais e música, terminando com um lanche convívio.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário