Foi na praceta do Centro Cultural Adriano Moreira em Bragança que aconteceu ontem, uma actividade que promoveu a interacção, convívio e aprendizagem, valorizando os saberes e capacidades dos mais idosos.
Ontem, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Idoso, a Rede Europeia Anti- Pobreza, do núcleo distrital de Bragança promoveu um encontro entre os utentes de 11 instituições numa actividade conjunta. O objectivo é valorizar a coesão social, como explica Ivone Florêncio, técnica da EAPN: “uma das actividades pensadas foi celebrar o dia internacional do Idoso que se comemorou no dia 1 de Outubro, mas não foi assinalado porque todas as instituições tinham uma actividade. Então, decidimos fazer hoje, no dia 3 de Outubro. O nosso principal objectivo é desenvolver o conhecimento mútuo, a aprendizagem, o relacionamento intergeracional, desenvolvendo sentimentos de cooperação, entre estes diferentes públicos, tendo em conta que são idosos, crianças e deficientes”.
Estimular a autonomia dos mais velhos, através de iniciativas como a leitura: “a actividade vai consistir ena realização de ateliers interactivos e pedagógicos em que um deles será o de leitura, que será dinamizado por idosos. Eles vão contar uma história, ou um conto para os outros e para as crianças, estimulando assim, a sua autonomia e as suas cognições, sentindo-se úteis e importantes”, acrescentou a técnica da EAPN.
Também houve tempo para pinturas faciais, de murais, danças, jogos tradicionais e música, terminando com um lanche convívio.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Sem comentários:
Enviar um comentário