Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Actividade conjunta entre várias instituições para valorizar as capacidades dos mais idosos

Foi na praceta do Centro Cultural Adriano Moreira em Bragança que aconteceu ontem, uma actividade que promoveu a interacção, convívio e aprendizagem, valorizando os saberes e capacidades dos mais idosos.
Ontem, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Idoso, a Rede Europeia Anti- Pobreza, do núcleo distrital de Bragança promoveu um encontro entre os utentes de 11 instituições numa actividade conjunta. O objectivo é valorizar a coesão social, como explica Ivone Florêncio, técnica da EAPN: “uma das actividades pensadas foi celebrar o dia internacional do Idoso que se comemorou no dia 1 de Outubro, mas não foi assinalado porque todas as instituições tinham uma actividade. Então, decidimos fazer hoje, no dia 3 de Outubro. O nosso principal objectivo é desenvolver o conhecimento mútuo, a aprendizagem, o relacionamento intergeracional, desenvolvendo sentimentos de cooperação, entre estes diferentes públicos, tendo em conta que são idosos, crianças e deficientes”.  

Estimular a autonomia dos mais velhos, através de iniciativas como a leitura: “a actividade vai consistir ena realização de ateliers interactivos e pedagógicos em que um deles será o de leitura, que será dinamizado por idosos. Eles vão contar uma história, ou um conto para os outros e para as crianças, estimulando assim, a sua autonomia e as suas cognições, sentindo-se úteis e importantes”, acrescentou a técnica da EAPN.

Também houve tempo para pinturas faciais, de murais, danças, jogos tradicionais e música, terminando com um lanche convívio.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário