terça-feira, 9 de outubro de 2018

BPI Seniores premeia duas instituições regionais

A Fundação Betânia, em Bragança, e a Associação Geolobo, em Vale de lobo, Mirandela, foram duas das vencedoras da 6ª edição do Prémio BPI Seniores.
O prémio atribuído pelo BPI e Fundação “La Caixa” contemplou o projecto da instituição brigantina, que tem um lar de idosos e serviço de apoio domiciliário, com 17 mil euros para implementar o projecto que pretende monitorizar dados vitais dos utentes em tempo real, como explicou Paula Pimental, a directora técnica da fundação. "É o projecto 'Mais Mais Mais', que é mais saúde, mais segurança e mais qualidade de vida e visa a aquisição de 51 tablets e um portátil que nos vai permitir uma solução inovadora focada no utente mas destinada aos profissionais de saúde. Permite realizar o registo de actividades de vida diárias, registos clínicos, tanto dos utentes da instituição como os do próprio domicilio. Vai permitir registar o estado de saúde dos pacientes e guardar essa informação".

Já a Geolobo recebeu 11 mil euros para dinamizar o projecto “Envelhecer Transmitindo Saberes e Sabores”. A presidente da direcção desta associação do concelho de Mirandela, Betina Teixeira, explica em que consiste a iniciativa. "Pretendemos ocupar o tempo livre dos idosos combatendo a solidão e o isolamento. Ao criarmos esta convivência estamos a promover a qualidade de vida e a retardar a capacidade de perdas intelectuais e motoras dos nossos idosos. Pretendemos equipar o centro de convívio com uma cozinha para depois fazermos almoços tradicionais e partilhá-los com a comunidade".

O BPI Seniores entregou 750 mil euros a 33 instituições em todo o país para apoiar projectos que visam promover a qualidade de vida e o envelhecimento activo e saudável de pessoas com mais de 65 anos. Em Trás-os-Montes, para além destas duas entidades premiadas pelo BPI Seniores, também o Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, em Santa Marta de Penaguião, e a Santa Casa da Misericórdia de Alijó foram contemplados.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Fotografia: Fundação Betânia

Sem comentários:

Enviar um comentário