À libertação do animal selvagem, assistiram cerca de meia centena de alunos do Jardim de Infância Da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, naquele que foi um momento educativo e de sensibilização das crianças para com a Mãe-Natureza.
No entanto, no Dia do Animal, deu-se um exemplo de quando as coisas correm bem, pois conseguiu-se com sucesso devolver um exemplar de Águia Calçada à natureza, depois de ter tido o infortúnio de cair num tanque quando tentava beber água, tendo-se quase afogado.
Carla Alves tem sido uma das principais responsáveis pelo crescimento sustentável do Parque Biológico de Vinhais que, em 2018, completou uma década de existência
“Esta é uma ave que costuma ser vista nestas paragens e é uma águia que esteve um ano e um mês no Centro de Recuperação da UTAD, que teve de aprender novamente a caçar, a voar nos túneis de vento da UTAD e como era pequenina teve de aprender tudo de novo”, informa a diretora do Parque que aproveita para assegurar que a águia irá emigrar para África quando o tempo mais frio chegar à região transmontana.
Atualmente, o Parque Biológico de Vinhais conta com sete aves selvagens. “Nós temos o Bufo-Real, as corujas, águia de asa redonha, os milhafres, são animais irrecuperáveis que vieram de centros de recuperação e essa é uma nota muito positiva do trabalho que o parque biológico pode desenvolver”, reitera Carla Alves que, entre 80 animais, refere que aquele que mais interage com o público e que faz “a delícia das crianças” é o “burrinho”. Até porque, o parque conta, hoje em dia, com três exemplares de burro de raça mirandesa.
Recorde-se que o Parque Biológico de Vinhais completou em maio uma década de existência e o que começou por ser uma montra do Parque Natural de Montesinho é, agora, uma alternativa sustentável de ecoturismo em Trás-os-Montes, atraindo público a nível nacional e, inclusive, do estrangeiro, destacando-se como um destino de excelência de, sensivelmente, 40 mil pessoas, em média, por ano.
Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com
Sem comentários:
Enviar um comentário