Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de outubro de 2018

Dezenas de crianças assistem à libertação de águia selvagem na natureza

Mais uma parceria de sucesso entre o Parque Biológico de Vinhais e a o Centro de Recuperação Animal da UTAD que resultou, desta feita, na libertação de um exemplar de uma Águia Calçada perante o olhar atento de meia centena de crianças.


Uma vez que o dia 4 de outubro é o Dia de São Francisco de Assis, o Santo Padroeiro dos Animais, comemorou-se, na passada quinta-feira, o Dia Mundial do Animal. Para assinalar a efeméride, o Parque Biológico de Vinhais, em parceria com o Centro de Recuperação Animal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), devolveu à natureza um exemplar de Águia Calçada.

À libertação do animal selvagem, assistiram cerca de meia centena de alunos do Jardim de Infância Da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais, naquele que foi um momento educativo e de sensibilização das crianças para com a Mãe-Natureza.


“Tratando-se do Dia Mundial do Animal, eu acho que é muito importante assinalarmos esta data e uma vez que o Parque tem uma coleção de animais, nada melhor do que convidar as crianças a irem visitar aquele espaço”, começou por sustentar a diretora do Parque Biológico de Vinhais, sublinhando que, “para ser mais do que uma visita num dia normal”, o parque que dirige quis fazer “algo diferente”. “Então convidámos o Centro de Recuperação de Animais da UTAD para vir fazer uma libertação de um animal, devolvendo-o à natureza”, conta Carla Alves, que carateriza o momento como “muito especial”. “As crianças ouviram com muita atenção a história que acompanha esta ave, depois remeteram-se ao silêncio para não assustarem o animal e vimo-la ir embora, não sem antes dar umas voltas ao parque”, descreve a responsável que destaca o papel preponderante do Parque Biológico de Vinhais no acolhimento de aves “irrecuperáveis”.


“Temos uma parceria há já muitos anos com o Centro de Recuperação da UTAD porque muitas das vezes é o próprio Centro que nos pede para nós acolhermos aves que são irrecuperáveis, pois por mais esforços que se façam no hospital veterinário, já não se consegue recuperar o animal de forma a devolvê-lo à natureza”, confidencia Carla Alves, contabilizando em, pelo menos, “4 ou 5 libertações” já concretizadas em estreita colaboração com a UTAD.

No entanto, no Dia do Animal, deu-se um exemplo de quando as coisas correm bem, pois conseguiu-se com sucesso devolver um exemplar de Águia Calçada à natureza, depois de ter tido o infortúnio de cair num tanque quando tentava beber água, tendo-se quase afogado.

Carla Alves tem sido uma das principais responsáveis pelo crescimento sustentável do Parque Biológico de Vinhais que, em 2018, completou uma década de existência

“Esta é uma ave que costuma ser vista nestas paragens e é uma águia que esteve um ano e um mês no Centro de Recuperação da UTAD, que teve de aprender novamente a caçar, a voar nos túneis de vento da UTAD e como era pequenina teve de aprender tudo de novo”, informa a diretora do Parque que aproveita para assegurar que a águia irá emigrar para África quando o tempo mais frio chegar à região transmontana.


Atualmente, o Parque Biológico de Vinhais conta com sete aves selvagens. “Nós temos o Bufo-Real, as corujas, águia de asa redonha, os milhafres, são animais irrecuperáveis que vieram de centros de recuperação e essa é uma nota muito positiva do trabalho que o parque biológico pode desenvolver”, reitera Carla Alves que, entre 80 animais, refere que aquele que mais interage com o público e que faz “a delícia das crianças” é o “burrinho”. Até porque, o parque conta, hoje em dia, com três exemplares de burro de raça mirandesa.

Recorde-se que o Parque Biológico de Vinhais completou em maio uma década de existência e o que começou por ser uma montra do Parque Natural de Montesinho é, agora, uma alternativa sustentável de ecoturismo em Trás-os-Montes, atraindo público a nível nacional e, inclusive, do estrangeiro, destacando-se como um destino de excelência de, sensivelmente, 40 mil pessoas, em média, por ano.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário