ECONÓMICOS
Farinha de trigo 2,5 Kg; Açúcar Branco 1 kg; 12 Ovos; Manteiga (Pingo ou Banha) ½ kg; Azeite ½ l; Pó Royal (1 colher de sopa bicarbonato); Aguardente ¼ de l. Antigamente o trigo que ficava para a casa era lavado no rio de modo a não ter grãos podres. Moía‑se. A farinha era peneirada e apartado o farelo a que destinava aos económicos voltava a ser peneirada por uma peneira mais fininha.
Para um tacho partiam‑se os ovos um a um. A seguir punha‑se o tacho ao lume, mexiam‑se bem os ovos com a mão e juntavam‑se os restantes ingredientes, a farinha no fim. Quando estava a massa pronta, com uma colher tirava‑se aos bocadinhos para um tabuleiro de lata, untado com gordura de toucinho. Iam a cozer em forno de lenha. Estavam no forno cerca de 15 minutos. Para se saber se o forno está pronto punha‑se dentro um papel molhado, se viesse torrado ainda não estava, se viesse seco estava.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Teresa Martins
ECONÓMICOS
1 kg de Farinha; 1kg de Açúcar Escuro; 12 Ovos; 0,5l de Leite; Bicarbonato; Banha de Porco; Aguardente.
Misturam‑se todos os ingredientes e batem‑se muito bem. Untam‑se os tabuleiros de lata de zinco com banha de porco e polvilhados com farinha, neles vão‑se dispondo montinhos de massa, usando uma colher. Vão ao forno a cozer.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Emília dos Anjos Afonso
Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário