Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Doces e Lambiscos - Económicos

ECONÓMICOS
Farinha de trigo 2,5 Kg; Açúcar Branco 1 kg; 12 Ovos; Manteiga (Pingo ou Banha) ½ kg; Azeite ½ l; Pó Royal (1 colher de sopa bicarbonato); Aguardente ¼ de l. Antigamente o trigo que ficava para a casa era lavado no rio de modo a não ter grãos podres. Moía‑se. A farinha era peneirada e apartado o farelo a que destinava aos económicos voltava a ser peneirada por uma peneira mais fininha.
Para um tacho partiam‑se os ovos um a um. A seguir punha‑se o tacho ao lume, mexiam‑se bem os ovos com a mão e juntavam‑se os restantes ingredientes, a farinha no fim. Quando estava a massa pronta, com uma colher tirava‑se aos bocadinhos para um tabuleiro de lata, untado com gordura de toucinho. Iam a cozer em forno de lenha. Estavam no forno cerca de 15 minutos. Para se saber se o forno está pronto punha‑se dentro um papel molhado, se viesse torrado ainda não estava, se viesse seco estava.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Teresa Martins

ECONÓMICOS
1 kg de Farinha; 1kg de Açúcar Escuro; 12 Ovos; 0,5l de Leite; Bicarbonato; Banha de Porco; Aguardente.
Misturam‑se todos os ingredientes e batem‑se muito bem. Untam‑se os tabuleiros de lata de zinco com banha de porco e polvilhados com farinha, neles vão‑se dispondo montinhos de massa, usando uma colher. Vão ao forno a cozer.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Emília dos Anjos Afonso

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário