No próximo dia 10 de outubro, Alfândega da Fé recebe a iniciativa “Smartathon’18” sob o tema “Smart Regions: desafios do Pacto de Autarcas”. Trata-se de um evento realizado no âmbito do programa Smart Cities & Communities que visa a criação de ideias e soluções inovadoras para os problemas que se colocam às cidades inteligentes. Em debate vão estar temas como o clima, a energia, a mobilidade e o empreendedorismo, entre outros que fazem parte das prioridades de uma Smart Community (comunidade inteligente).
O foco desta edição do Smartathon’18 são os desafios do Pacto de Autarcas, em particular no que respeita ao investimento sustentável e o empreendedorismo inovador na região. Serão debatidas nesta sessão ideias e soluções integradas que têm como objetivo responder às oportunidades e desafios dos jovens empreendedores.
O projeto Life Adapate, será um dos temas em debate uma vez que está a ser implementado no concelho de Alfândega da Fé. Trata-se de um projeto inovador, do qual fazem parte onze parceiros de diferentes países e que consiste na execução de ações piloto que visam reduzir os impactos negativos das alterações climáticas na região.
O evento terá também um enquadramento do projeto Erasmus + SmartUP. Este projeto resulta de uma cooperação entre universidades, empresas e a rede europeia de Crowdfunding com uma parceria que integra 9 países. Um projeto que tem vindo a desenvolver um mestrado e ferramentas inovadoras que disponibilizam aos estudantes as competências empreendedoras necessárias para o seu sucesso. Pretende-se assim partilhar e debater os resultados deste e outros projetos inovadores com potencial de alavancagem e replicação em Alfândega da Fé e na região em que se insere.
O conceito de SmartCity (cidade inteligente) implica a procura de soluções inovadoras para problemas e desafios das comunidades, que vão desde a sustentabilidade ambiental até à participação direta dos cidadãos nas decisões da sua comunidade, entre outras. Este conceito tem vindo a ser seguido por cada vez mais cidades em todo o Mundo.
Em Alfândega da Fé a adoção de comportamentos “smart” tem vindo a crescer, tendo sido esse o motivo da escolha do concelho para a realização desta edição do “Smartathon’18”. A iniciativa já passou por Lisboa, Guimarães e Vilnius e chega a Alfândega da Fé no próximo dia 10 de outubro, pelas 14h00, no Auditório da Casa ad Cultura Mestre José Rodrigues.
Sem comentários:
Enviar um comentário