Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

SMARTATHON'18 - "Desafios do Pacto de Autarcas | 10 outubro 2018 - Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

No próximo dia 10 de outubro, Alfândega da Fé recebe a iniciativa “Smartathon’18” sob o tema “Smart Regions: desafios do Pacto de Autarcas”. Trata-se de um evento realizado no âmbito do programa Smart Cities & Communities que visa a criação de ideias e soluções inovadoras para os problemas que se colocam às cidades inteligentes. Em debate vão estar temas como o clima, a energia, a mobilidade e o empreendedorismo, entre outros que fazem parte das prioridades de uma Smart Community (comunidade inteligente).


O foco desta edição do Smartathon’18 são os desafios do Pacto de Autarcas, em particular no que respeita ao investimento sustentável e o empreendedorismo inovador na região. Serão debatidas nesta sessão ideias e soluções integradas que têm como objetivo responder às oportunidades e desafios dos jovens empreendedores.

O projeto Life Adapate, será um dos temas em debate uma vez que está a ser implementado no concelho de Alfândega da Fé. Trata-se de um projeto inovador, do qual fazem parte onze parceiros de diferentes países e que consiste na execução de ações piloto que visam reduzir os impactos negativos das alterações climáticas na região.

O evento terá também um enquadramento do projeto Erasmus + SmartUP. Este projeto resulta de uma cooperação entre universidades, empresas e a rede europeia de Crowdfunding com uma parceria que integra 9 países. Um projeto que tem vindo a desenvolver um mestrado e ferramentas inovadoras que disponibilizam aos estudantes as competências empreendedoras necessárias para o seu sucesso. Pretende-se assim partilhar e debater os resultados deste e outros projetos inovadores com potencial de alavancagem e replicação em Alfândega da Fé e na região em que se insere.

O conceito de SmartCity (cidade inteligente) implica a procura de soluções inovadoras para problemas e desafios das comunidades, que vão desde a sustentabilidade ambiental até à participação direta dos cidadãos nas decisões da sua comunidade, entre outras. Este conceito tem vindo a ser seguido por cada vez mais cidades em todo o Mundo.

Em Alfândega da Fé a adoção de comportamentos “smart” tem vindo a crescer, tendo sido esse o motivo da escolha do concelho para a realização desta edição do “Smartathon’18”. A iniciativa já passou por Lisboa, Guimarães e Vilnius e chega a Alfândega da Fé no próximo dia 10 de outubro, pelas 14h00, no Auditório da Casa ad Cultura Mestre José Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário