Em Freixo de Espada à Cinta, os últimos três dias foram dedicados às sopas e merendas.
Um certame em que a gastronomia tradicional do concelho esteve em destaque.
A presidente do município de Freixo, Maria do Céu Quintas, destacou a importância deste tipo de eventos para a vila. “É muito importante, é uma forma de mostrarmos aquilo que temos no nosso concelho, de as pessoas se juntarem e confraternizarem. É um evento que traz gente de fora a Freixo e não se come só no recinto da feira, nos restaurantes também e é uma forma de ajudarmos a nossa economia local”, referiu.
Os expositores aproveitam a montra para vender diversos produtos locais e muitos fabricados de forma artesanal. “O licor é caseiro e feito com produtos de cá, como folha de figueira, figo da índia. Vem muito espanhol porque estamos perto de Espanha”, contou um dos expositores.
“Este é um azeite puro, um azeite extra virgem, porque não leva químicos, nem nada. E vendemos cerejas em calda, compota de cereja mel e outras frutas que vamos aproveitando”, contou outras das expositoras presentes na feira que acompanha a vertente gastronómica.
O evento “Sopas e Merendas” decorre anualmente em Freixo de Espada à Cinta pretende dinamizar a economia local, nomeadamente a restauração e hotelaria, ao aliar a tradição gastronómica do concelho, com especial destaque para as sopas, tortas e os doces à base de amêndoa.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:
Enviar um comentário