Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Alfândega da Fé converte edifício histórico em espaço dedicado à gastronomia

Está previsto um investimento de mais de 600 mil euros para a requalificação do edifício.
Foto: Adriano Miranda

Um edifício histórico em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, conhecido por Lagar D'El Rei, vai ser recuperado depois de anos de degradação, para dar lugar a um espaço dedicado à gastronomia e produtos locais, divulgou o município nesta segunda-feira.

O imóvel, propriedade privada e situado no centro da vila transmontana, é conhecido pela ligação à produção de azeitona e encontra-se em adiantado estado de degradação, apesar de vários executivos camarários terem anteriormente tentado a sua aquisição pelo interesse patrimonial devido à sua história.

"Chegou-se finalmente a um acordo com o proprietário do edifício" e, segundo o vice-presidente, Eduardo Tavares, o município assinou, na semana passada, a escritura de transferência de propriedade com o propósito de converter o imóvel "num espaço dedicado à gastronomia e à promoção dos produtos locais".

A requalificação do edifício vai ser candidatada ao PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) como um dos projectos âncora da Rota da Terra Quente, prevendo-se um investimento de mais de 600 mil euros, como esclareceu.

O edifício foi administrado pelos marqueses de Távora durante o Antigo Regime, e tinha a função de recolher toda a azeitona produzida nos olivais do concelho que fossem direito do Rei.

No seu interior ainda se conservam os antigos engenhos de produção de azeite que passarão a fazer parte do espólio museológico da autarquia.

O município garante que a reconversão do imóvel "preservará a memória histórica" do mesmo, "possuindo, ao mesmo tempo, uma vertente ligada à promoção gastronómica do concelho e dos produtos locais".

A temática faz parte da estratégia turística do concelho, que ambiciona tornar-se num "destino gastronómico" com o projecto "Alfândega da Fé à Mesa", e que será apresentado publicamente, na terça-feira à tarde, no auditório da Biblioteca Municipal.

A autarquia quer congregar os restaurantes do concelho neste projecto que aposta nos sabores locais, com ementas em que são obrigatórios pratos como "o cabrito, o borrego, as Sopas das Segadas, os enchidos e os azeites de Alfândega da Fé".

Os menus terão opções vegetarianas e a colaboração do chefe de cozinha Marco Gomes, natural deste concelho transmontano, que acompanhará o projecto, em que está também prevista formação para os aderentes.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário