Os grupos parlamentares do Partido Ecologista os Verdes e do PAN (Partido Animais e Natureza) vão apresentar, hoje, em Assembleia da República dois projectos lei com objectivo de proibir o uso do diclofenac, um fármaco que pode provocar a morte a abutres e outras espécies, que se alimentam de carcaças de animais.
Joaquim Teodósio, coordenador da SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, destaca que se a proibição passar a ser uma realidade ajudará no equilibro dos ecossistemas. “Para que em Portugal não seja aprovado e seja proibido o uso de diclofenac. O diclofenac é um anti-inflamatório e é usado a nível pecuário, no tratamento de gado. É uma substância que provoca a morte dos abutres, que são espécies bastante importantes com um papel ecológico nos nossos habitats. E estas propostas se forem aprovadas podem levar a que o uso não seja autorizado e que seja proibido o uso de diclofenac”, explicou Joaquim Teodósio.
A SPEA lança também a campanha “é possível tratar gado sem matar espécies protegidas”, como conta o coordenador.
“Em Portugal, existe um pedido de autorização de comercialização deste medicamento. Tem havido uma grande pressão de organizações ligadas à conservação de aves e natureza para que não seja autorizado. Ainda não houve uma decisão. E com esta proposta que vai ser votada na Assembleia pretende-se que não se possa autorizar e proibir mesmo”, acrescentou o coordenador do SPEA.
Desde 2014 que várias associações têm alertando as autoridades para os impactos negativos do uso deste medicamento.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário