Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Partidos querem travar o uso de medicamento que pode causar a morte a aves

Os grupos parlamentares do Partido Ecologista os Verdes e do PAN (Partido Animais e Natureza) vão apresentar, hoje, em Assembleia da República dois projectos lei com objectivo de proibir o uso do diclofenac, um fármaco que pode provocar a morte a abutres e outras espécies, que se alimentam de carcaças de animais.
Joaquim Teodósio, coordenador da SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, destaca que se a proibição passar a ser uma realidade ajudará no equilibro dos ecossistemas. “Para que em Portugal não seja aprovado e seja proibido o uso de diclofenac. O diclofenac é um anti-inflamatório e é usado a nível pecuário, no tratamento de gado. É uma substância que provoca a morte dos abutres, que são espécies bastante importantes com um papel ecológico nos nossos habitats. E estas propostas se forem aprovadas podem levar a que o uso não seja autorizado e que seja proibido o uso de diclofenac”, explicou Joaquim Teodósio.

A SPEA lança também a campanha “é possível tratar gado sem matar espécies protegidas”, como conta o coordenador.

“Em Portugal, existe um pedido de autorização de comercialização deste medicamento. Tem havido uma grande pressão de organizações ligadas à conservação de aves e natureza para que não seja autorizado. Ainda não houve uma decisão. E com esta proposta que vai ser votada na Assembleia pretende-se que não se possa autorizar e proibir mesmo”, acrescentou o coordenador do SPEA.

Desde 2014 que várias associações têm alertando as autoridades para os impactos negativos do uso deste medicamento. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário