sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CIM-TTM vai apoiar estudo de mercados para onde as carnes DOP possam ser exportadas

Com o objectivo de criar uma plataforma que pudesse dar resposta à necessidade de escoamento da carne de pequenas produções, apoiando a valorização das raças autóctones, surgiu, a convite da CAP (a Confederação de Agricultores Portugueses), a Associação Carnes de Montanha.
A iniciativa vai iniciar com dez raças de ovinos, caprinos, bovinos e suínos. Pretende-se centralizar a carne num local de desmanche e comercialização mas será necessário, antes disso, o estudo de mercado para o qual já foi feito um concurso público com o apoio da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, segundo explica o presidente desta CIM, Artur Nunes. “Foi um pedido de apoio para estudar os mercados para onde as carne possam ser exportadas. Aquilo que vamos fazer é este estudo e apoiar para que depois a associação possa encontrar os mercados adequados para os produtos DOP”.

O estudo financiado pela CIM tem como objectivo criar uma base de trabalho para que os produtores tenham um mercado efectivo e se saiba para onde se pode exportar. “Pretende-se ter uma base de trabalho para que, no futuro, na exploração de mercados os produtores tenham um mercado efectivo para não haver perda de tempo e desperdício de dinheiro, para que se saiba para onde se exportar e os mercados onde há maior procura destes produtos DOP”.

O projecto pretende agregar os produtores das raças certificadas, que na maior parte das vezes são empresas demasiado pequenas para chegar ao mercado além do território de Trás-os-Montes e chegar aos mercados certos. A plataforma vai assumir a forma de uma cooperativa e conta já com algumas associações dos distritos de Bragança e Vila Real, que representam os pequenos produtores como o cordeiro galego mirandês, galego bragançano e churro da terra quente, a badana, a terrincha ou ainda a cabra serrana, a cabra preta de Montesinho e o porco bísaro. Os bovinos também estarão representados através da raça maronesa.

Escrito por Brigantia
Foto: flickr.com
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário