No encontro vão estar presentes mais cinco municípios europeus: Águilas, Cartagena, Lorca (Espanha), Smiltene (Letónia) e Mértola (Portugal), numa lógica de partilha de experiências, boas práticas e resultados da implantação do projeto a nível local.
Em Alfândega da Fé, as actividades deste projeto incluem a criação de um lago natural, na União de Freguesias de Gebelim e Soeima, que irá ajudar à diminuição da temperatura ambiente, assim como promover a irrigação das áreas agrícolas, e, em caso de incêndio florestal, auxiliar no combate às chamas.
Está também prevista a criação de zonas de sombreamento no parque de estacionamento das viaturas do município, com recurso a uma estrutura que comportará um campo de painéis fotovoltaicos para produção de energia. O objectivo é que os edifícios municipais sejam energeticamente suficientes e sustentáveis.
Responder aos desafios das alterações climáticas é uma preocupação da autarquia de Alfândega da Fé que já possui um Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas. Em curso estão várias ações de sensibilização junto de públicos-alvo específicos.
Iniciado em finais de 2017, o projeto Life Adaptate já permitiu testar alguns modelos de atuação e, através destes, perceber os efeitos na mitigação e adaptação às alterações climáticas que se fazem sentir cada vez mais.
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário