Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Alfândega da Fé vai receber reunião internacional do projeto LIFE

O Município de Alfândega da Fé é o anfitrião do encontro internacional do projeto Life Adaptate que decorre nos dias 4 e 5 de abril. Uma iniciativa de âmbito internacional que tem como objectivo a definição e adoção de estratégias locais para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. O projeto visa também reforçar o compromisso dos municípios europeus com o Pacto dos Autarcas para a Energia e Clima.
No encontro vão estar presentes mais cinco municípios europeus: Águilas, Cartagena, Lorca (Espanha), Smiltene (Letónia) e Mértola (Portugal), numa lógica de partilha de experiências, boas práticas e resultados da implantação do projeto a nível local.

Em Alfândega da Fé, as actividades deste projeto incluem a criação de um lago natural, na União de Freguesias de Gebelim e Soeima, que irá ajudar à diminuição da temperatura ambiente, assim como promover a irrigação das áreas agrícolas, e, em caso de incêndio florestal, auxiliar no combate às chamas.

Está também prevista a criação de zonas de sombreamento no parque de estacionamento das viaturas do município, com recurso a uma estrutura que comportará um campo de painéis fotovoltaicos para produção de energia. O objectivo é que os edifícios municipais sejam energeticamente suficientes e sustentáveis.

Responder aos desafios das alterações climáticas é uma preocupação da autarquia de Alfândega da Fé que já possui um Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas. Em curso estão várias ações de sensibilização junto de públicos-alvo específicos.

Iniciado em finais de 2017, o projeto Life Adaptate já permitiu testar alguns modelos de atuação e, através destes, perceber os efeitos na mitigação e adaptação às alterações climáticas que se fazem sentir cada vez mais.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário