sexta-feira, 3 de maio de 2019

Bragança recebeu Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Mais de 350 alunos, entre participantes e apoiantes, dos dez agrupamentos de escolas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, reuniram-se, no Teatro Municipal de Bragança, para a fase intermunicipal do 13.º Concurso Nacional de Leitura.
Os finalistas, que tiveram de apresentar ao público o livro que escolheram para esta fase, aplaudem a iniciativa porque os incentiva a ler. Luís Magno, de 12 anos, a frequentar o sexto ano, escolheu para esta fase o livro 'O Planeta Azul'. "Gosto muito do meio ambiente e da natureza e ele está a ser destruído", explicou. Sobre o concurso diz que "é educativo". "Gosto muito de ler, tenho muitos livros em casa e tive interesse em participar", contou Inês Pereira, que tem nove anos e frequenta o quarto ano. "Gosto de ler e em casa leio muito. Para quem gosta de ler isto faz bem", referiu, sobre o concurso, Martim Canado, de 11 anos e a frequentar o quinto ano.

Carlos Teixeira, presidente do júri, acredita que esta comunidade intermunicipal estará bem representada na fase que se segue. "Os critérios prendiam-se não só com a capacidade de comunicar como com a qualidade do discurso. Os nossos alunos tiveram prestações muito boas e, em alguns casos, tivemos alguma discussão na selecção. As crianças preparam-se e trabalharam, fizeram um grande esforço. Não é tão fácil como parece e portaram-se muito bem. Estou convencido que farão um bom trabalho na próxima fase".

A iniciativa é do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, sendo que a organização esteve a cargo do município de Bragança. A prova foi disputada entre os cinco primeiros apurados de cada município, em cada um dos quatro níveis de ensino a concurso. Os dois alunos vencedores, de cada nível de ensino, irão representar a CIM Terras de Trás-os-Montes, na Fase Nacional, em Braga, a 25 de maio.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário